Consumidor espera lojas em promoção para presentear no Dia das Crianças, aponta pesquisa
Levantamento
realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista revela
também a expectativa dos empresários para a data comemorativa
Imagem: Reprodução/ Imagens Jornal Tijucas |
Em um ano de crise, o consumidor fica mais
atento às promoções ou liquidações quando vai às compras. É o que mostra a
pesquisa de expectativa de vendas para o Dia das Crianças 2015, realizada pelo
Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista. Aplicado nas nove cidades
da região, o levantamento mostra que 54% dos entrevistados priorizam produtos
com descontos na hora de fechar negócio. Além do perfil do consumidor, a
pesquisa também mostra a expectativa dos empresários para a data comemorativa.
A maioria dos entrevistados (38%) disse
que o presente escolhido deve ter preço entre R$ 50,00 e R$ 100,00. Já para 31%
dos consumidores, o orçamento para as compras das crianças compreende presentes
entre R$ 101,00 e R$ 200,00 – enquanto 20% dos entrevistados pretendem gastar,
no máximo, R$ 50,00. Itens entre R$ 201,00 e R$ 300,00 têm 8% de preferência e,
acima de R$ 300,00, 3%.
Em relação à categoria de presentes que
serão escolhidos, brinquedos correspondem a 67% das respostas, seguidos por
roupas (34%) e calçados (14%). Também se destacam os itens livros (10%), jogos
de videogame (8%) e produtos eletrônicos – como celulares e tablets (8%).
Completam a lista de intenção de compra: artigos de informática (6%); artigos
esportivos – como skate e patins (4%); perfumes (4%) e CDs e DVDs (1%). No
questionário, os entrevistados podiam escolher entre uma ou mais opções de
presentes.
Além das promoções e liquidações, que
despertam atenção da maioria dos entrevistados, a escolha do presente é feita
de acordo com o que a criança deseja ganhar (47%). Outros 25% dos entrevistados
consideram essencial o bom atendimento na loja, enquanto que para 12% o
chamariz é o ineditismo dos produtos no mercado. A decoração especial da
vitrine conquista 9% dos clientes, enquanto 4% são atraídos por propaganda na
TV, internet, revistas ou jornais.
Para o presidente do Sindicato do Comércio
Varejista da Baixada Santista, Alberto Weberman, a pesquisa reflete a mudança
no perfil do consumidor neste ano atípico. “Em tempos de crise, as pessoas
pesquisam mais os preços antes de fazer a compra. Por isso, produtos com
descontos atrativos são uma maneira de conquistar mais vendas neste ano
difícil”, afirma.
Segundo os entrevistados, o cartão de
crédito deverá ser a principal forma de pagamento para o Dia das Crianças, com
44% das respostas. Nas compras à vista, 42% dos clientes deverão utilizar
dinheiro e 13% irão optar pelo cartão de débito. Cartão de loja parcelado foi a
modalidade citada por 1% dos consumidores. Cheque e carnê registraram, juntos,
índice abaixo de 1%.
Apesar de o comércio na internet crescer a
cada ano no país, a aquisição de produtos em lojas físicas ainda é a preferida
pelos consumidores da Baixada Santista: 34% disseram ter intenção de comprar em
shoppings e outros 31% em lojas de rua – as compras em lojas online somaram 27%
das respostas. Outros 27% dos consumidores se mostraram indiferentes e/ou não
souberam opinar.
Os pais das crianças são os que mais
deverão comprar: 72% dos entrevistados apontaram que são eles quem adquirem os
presentes para os filhos. Já os avós vêm em segundo lugar, com 21% dos
potenciais compradores e, em terceiro, os tios, com 7%.
OFERECER DESCONTOS É PRINCIPAL
ESTRATÉGIA DOS EMPRESÁRIOS
A pesquisa também ouviu os empresários da
região sobre a expectativa de vendas para o Dia das Crianças. E o comércio
mostra estar atento ao que o consumidor deseja. Prova disso é que as promoções
ou liquidações estão no topo das ações citadas para atrair mais consumidores
nesta data comemorativa, com 63% das respostas.
A decoração especial de vitrines é uma
estratégia lembrada por 54% dos entrevistados. Já a oferta de novos produtos
foi citada por 29% dos lojistas, e a divulgação em redes sociais, por 27%. No
questionário, os comerciantes podiam escolher entre uma ou mais ações de
vendas.
Para 55% deles, as vendas em 2015 serão
melhores que no mesmo período do ano passado. Já para 39%, o desempenho deverá
se manter, enquanto 6% dos comerciantes creem na diminuição do faturamento.
Entre os lojistas que esperam aumento nas
vendas, 31% deles estimam crescimento de 10%. Outros 20% dos comerciantes creem
em faturamento 5% maior neste ano, enquanto 15% dos entrevistados são ainda
mais otimistas e esperam crescimento de 20%. A faixa de aumento acima de 25%
foi citada por 6% dos empresários, enquanto os índices 1%, 3% e 4% de
crescimento foram estimados, cada um, por 5% dos lojistas.
O levantamento foi realizado entre os dias
9 e 23 de setembro de 2015, com 800 entrevistados, nas nove cidades da Baixada
Santista. A pesquisa tem caráter quantitativo, pelo método de levantamento com
amostra aleatória simples e estratificada.