Roupas e calçados serão os mais comprados no Dia dos Namorados
Pesquisa
é do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista

A
primeira parte da pesquisa, realizada com 400 consumidores, indicou
que os produtos que serão mais comprados pelos namorados neste ano
serão roupas, totalizando 21% das respostas. Logo em seguida estão
empatados calçados e acessórios, com 15% cada. Em terceiro lugar,
com 14% estão os perfumes. Além destes, também foram citados
presentes como flores, produtos de informática, bonés, itens
automobilísticos, maquiagens, celulares, pelúcias, joias e
bijuterias, respectivamente.
Perguntados
sobre o que mais lhes chama atenção na hora da compra, 59% dos
consumidores responderam que comprarão de acordo com o que o
parceiro pedir, seguido por 30,4% que afirmou ser fundamental o bom
atendimento dos vendedores. Para 28,6% dos entrevistados, um produto
diferente ou novo no mercado também chama a atenção.
Este
ano, o ticket médio dos gastos com presentes para o Dia dos
Namorados será de até 100 reais, enquanto no ano passado o ticket
foi de 101 e 200 reais. Outros, 36% pretendem gastar este ano entre
101 e 200 reais, 18% entre 201 e 300 reais, e 7% pretende gastar
acima desse valor.
Dentre
as formas de pagamento, 41% dos entrevistados pretendem pagar seus
presentes com cartão de crédito, seguido por 34% que pretende pagar
de maneira mista (débito + crédito). Empatados com 8% cada, os
consumidores também pretendem pagar com dinheiro + cartão de
crédito, e o com o próprio cartão da loja.
Na
segunda parte da pesquisa, realizada com o setor patronal para medir
a expectativa de vendas, 81% dos 400 lojistas desejam aumento nas
vendas, porém o Sindicato acredita que não haverá aumento, ou
seja, as vendas permanecerão estáveis.
Buscando
o aumento das vendas, 29% dos empresários do setor investirão em
vitrines bem arrumadas, 18% em promoções, 16% em novos produtos, 9%
em propaganda, outros 9% em treinamento e bom atendimento, e demais
respostas que somaram 19%.
Perguntados
sobre quem costuma comprar os presentes, o homem ou a mulher, 50% dos
lojistas afirmaram que ambos se presenteiam, seguido por 27% que
afirmaram que os homens entram mais nas lojas para comprar presentes
e 23% afirmaram que as mulheres fazem mais esta ação.