Prefeitura de Santos vai estimular participação de empresas locais nas licitações

A iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão (Seges) visa ampliar a participação destas empresas nos processos licitatórios e, consequentemente, incentivar a economia regional. Isto porque, apenas 9,3% das vencedoras de licitações da Prefeitura são de empresas instaladas na Cidade e, 4,3%, de outros municípios da Baixada.
“Ao incentivar o empresariado vamos gerar emprego e ajudar a manter a riqueza local. A Prefeitura não pode favorecer ou direcionar as licitações, existe uma legislação que deve ser respeitada, mas estimular é uma ação que pode ser feita”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
MODERNIZAÇÃO
O chefe do Executivo santista também destacou diversas medidas adotadas pelo poder público para modernizar e desburocratizar a máquina administrativa, beneficiando assim os empresários, como a criação da Sala do Empreendedor.
Neste espaço, que funciona à Rua João Pessoa, 132 (Centro), está disponível plantão de atendimento do LicitaSantos, em parceria com a Secretaria de Finanças (Sefin).
SITE E CARTILHA
Em conjunto com a Secretaria de Comunicação e Resultados (Secor), foi criado um site do programa no portal da Prefeitura (www.santos.sp.gov.br/ licitasantos), onde é possível se cadastrar para o recebimento por e-mail dos avisos de edital das licitações, de acordo com a área de interesse.
Também foram produzidas e confeccionadas 1.000 cartilhas que explicam de forma didática o passo a passo dos processos licitatórios, as suas regras, tipos de modalidades, como participar, documentação necessária e os canais de contato para esclarecimentos.
Iniciativa é elogiada por empresários
Para os representantes dos comerciantes e empresários, o LicitaSantos ajudará a reverte o quadro de pouca participação local nas licitações. “O nosso setor empresarial, com certeza, vai corresponder a esse chamamento. Os benefícios serão coletivos, fortalecendo principalmente a nossa economia”, disse o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Santini.
“Vamos informar aos associados pelo nosso site, boletim mensal e por e-mail. É importante que os empresários recebam as informações e saibam o que está acontecendo”, ressaltou o diretor-financeiro do CDL Santos-Praia, Guilherme Mauger. Mesma opinião compartilhada pelo presidente do CDL Santos, Paulo Latrova. “Esta iniciativa vem atender justamente as pequenas empresas que desconhecem as licitações”.
Para o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Fernando Fonseca, os 14 mil associados devem aproveitar as oportunidades. “Acho muito bom o programa e espero que os comerciantes colaborem e acessem as informações”. Segundo o gerente regional do Sebrae-SP, Paulo Sérgio Franzosi, o programa suprirá uma carência da região. “Há muitas empresas com condições técnicas e tecnológicas para poder fornecer os bens e serviços para a Cidade”.