Santos recebe Caravana da Simplificação nesta quinta (2)
No encontro, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, vai apresentar as novas regras da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que entrarão em vigor em 2015
Fotos: Divulgação/Sebrae
Fotos: Divulgação/Sebrae

A entrada é gratuita e vai reunir lideranças locais, associações, entidades de classe, profissionais liberais e o público interessado em saber mais sobre o tema. “Vamos apresentar nestes encontros as novas regras do Simples Nacional e as principais mudanças que irão favorecer as micro e pequenas empresas, tais como a universalização da categoria, a regulamentação da substituição tributária e a importância da criação de um cadastro único para os pequenos negócios”, afirma o ministro.

“A universalização do Simples foi uma vitória dos que trabalham pela simplificação e desoneração do sistema produtivo como forma de criar um ambiente mais favorável para o livre empreender. Ao incluir parcela tão expressiva de atividades criadoras de postos de trabalho e renda, avançamos muito. Agora é preciso divulgar e orientar sobre esta e outras mudanças que aconteceram na Lei Geral; por isso apoiamos estes encontros que vão ajudar a esclarecer os principais avanços. É uma grande oportunidade para os empreendedores”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti.
O Simples, em vigor desde 2007, foi um marco para os pequenos negócios no Brasil ao unificar, em um único boleto, o recolhimento de oito tributos municipais, estaduais e federais, simplificando o dia a dia das empresas e reduzindo a carga tributária em 40%, na média.
Além de Santos, a Caravana da Simplificação incluiu as cidades de São José dos Campos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo.