Copa 2014 exigirá qualificação dos profissionais em comércio e serviços
Por Depto. Comercial SCVBS
Faltam 631 dias para a Copa 2014
Entre
os 33 municípios paulistas candidatos à subsede na Copa de 2014, Santos é uma
das fortes concorrentes a subsede da Copa do Mundo, estima-se que receba
132.000 turistas .
Para o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista da
Baixada Santista Alberto Weberman, haverá ganho em infraestrutura, mercado de
trabalho, preparação de pessoas e manutenção de um alto nível de formação
profissional. Segundo ele a Copa deverá trazer “um salto de qualidade tanto
pessoal, quanto na oferta de trabalho para o santista em geral”.
Weberman não tem dúvidas de que ocorrerá um grande
aquecimento da atividade econômica em Santos, e até em outras cidades da
Baixada Santista.
Um segundo idioma
será muito importante
A qualificação
profissional será peça chave na preparação de Santos para a Copa de 2014, é de
se esperar um aumento na demanda de profissionais mais qualificados.
Pensando nisso, o Sindicato do Comércio Varejista em parceria
com o Senac Santos oferece o Enjoy Tourist – um curso de inglês que desenvolve
a conversação através de situações do dia-a-dia deixando o profissional pronto
para receber os turistas na cidade de Santos e Região.
O curso
No curso, o participante aprenderá
a comunicar-se por meio de frases curtas e simples relacionadas a temas
cotidianos. Temas esses que permitem, por exemplo, identificar e apresentar
pessoas, falar sobre profissões, perguntar ou fornecer dados pessoais, dizer as
horas e indicar localizações, entre outros, o aluno também
torna-se capaz de compreender e redigir textos curtos e simples como mensagens,
cartões postais e e-mails, a partir de modelos. O Curso de
Inglês tem apoio da Prefeitura de Santos, do Comitê Pró-Copa e do Santos e Região Convention & Visitors
Bureau.
Quem pode participar?
Podem participar quaisquer
funcionários que atuem ou atuarão nos próximos eventos nacionais com turistas
ou clientes que falem inglês, ou seja, lojistas, empresários e funcionários dos
setores varejista, hoteleiro, alimentício, de transporte, de atendimento,
dentre outros.
Ao final do curso será
oferecida à empresa participante um selo de qualificação e certificação para
ser colocado em local visível ao público no estabelecimento, indicando que o local possui um profissional
capacitado para o atendimento em questão.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento
do sindicato no telefone: (13) 2101-2868.