FecomercioSP realiza 5º Prêmio de Sustentabilidade

Premiação reconhece os melhores projetos em quatro categorias: Empresa, Órgão Público, Academia e Reportagem Jornalística


São Paulo, março de 2014 – Até agosto de 2015 estão abertas as inscrições para o 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O objetivo da ação é estimular a prática da sustentabilidade por meio de projetos que agreguem valor a novos modelos de negócios, serviços e produtos.

O principal critério levado em consideração para a escolha dos finalistas é a “inovação”, quesito que irá conduzir todo o processo de avaliação dos participantes. Além disso, a relevância para o negócio e para as demais partes interessadas e o nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável fazem parte dos itens avaliados. Os princípios foram estabelecidos pela Fundação Dom Cabral, instituição que desempenha o papel de coordenador técnico da premiação.

Entre esses princípios, estão: ética nos negócios; procedência dos produtos; cadeia de suprimentos; empregados; operações do negócio; logística; atributos de qualidade dos produtos e serviços; atendimento; marketing; consumo consciente; crédito responsável; concorrência; interatividade com as comunidades; mercados inclusivos; autorregulação e interatividade com o Poder Público e o meio ambiente.

“A ideia é levar até o mercado práticas sustentáveis que tragam melhoria à qualidade de vida das pessoas e que contribuam para a rentabilidade e o crescimento das empresas, de qualquer porte, por meio de soluções inovadoras”, explica o professor José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e idealizador da premiação.

Segundo Goldemberg, o diferencial de um negócio é justamente sua capacidade de produzir de forma eficiente e de oferecer um ambiente de trabalho onde os recursos naturais sejam valorizados. “Os bons resultados empresariais dependem, essencialmente, de uma governança que entenda a sustentabilidade como parte do negócio. Um projeto ecossustentável, bem implementado, certamente irá refletir no incremento da receita de uma empresa”, completa.

Os projetos deverão ser inscritos de acordo com as seguintes categorias: Empresa (com as subcategorias Microempresa; Pequena/Média Empresa; Grande Empresa; Indústria; e Entidade Empresarial); Órgão Público; Academia (Professor e Estudante); e Reportagem Jornalística (Rádio/TV, Jornalismo Impresso e Jornalismo Online). O vencedor em cada categoria receberá R$ 15 mil em título de capitalização.
Os interessados devem se inscrever pelo site www.fecomercio.com.br/sustentabilidade, no qual também está disponível o regulamento do prêmio na íntegra.

Sobre o Prêmio

A ação, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC),  tem como objetivo valorizar as melhores práticas adotadas por empresas, entidades e profissionais de vários setores em prol de um desenvolvimento consciente e sustentável. Na quarta edição, realizada em 2014, a iniciativa conquistou um dos seus melhores resultados. Mesmo com um período menor de inscrições - já que a partir desta edição o prêmio tornou-se anual -, o volume de inscritos cresceu e a iniciativa consolidou-se nacionalmente, com a participação de 21 Estados brasileiros, em relação aos 19 do ano anterior. O número de municípios participantes quase dobrou, de 56 na edição anterior para 91 neste ano. No total, foram 276 inscritos e 46 finalistas nas seguintes categorias: Empresa (Micro; Pequena e Média; Grande, Indústria e Entidades); Órgãos Públicos; Academia (Professor e Estudante); e Reportagem Jornalística (Imprensa; Rádio/TV e Online).

Sobre a FecomercioSP 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista  – aproximadamente 4% do PIB brasileiro –, gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Sobre o Conselho de Sustentabilidade

Presidido pelo professor José Goldemberg, doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo (USP), o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP foi criado para difundir e valorizar ações e projetos em prol da melhoria da qualidade de vida no País. Para isso, tem como principais objetivos incentivar a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão empresarial e promover parcerias entre governo, setor privado e cidadãos em busca de soluções para problemas - sobretudo de cunho socioambiental -, bem como promover ações para o consumo consciente e responsável.

Mais informações:

Assessoria de imprensa FecomercioSP
Clarisse Ferreira – cferreira@fecomercio.com.br
(11) 3254-1713                
Cristina Abreu – csaabreu@fecomercio.com.br
(11) 3254-1712
Deborah Ramos – dramos@fecomercio.com.br
(11) 3254-1711
Maria Augusta Vitelli – mavitelli@fecomercio.com.br
(11) 3254-1714
Aline Carvalho – aline.carvalho@tutu.ee
(11) 3170-1595 – (011) 97325-8366
Siga a FecomercioSP no Twitter – www.twitter.com/fecomercio

Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA