Varejo do Litoral cresce e registra o segundo melhor desempenho do Estado


O comércio varejista no Litoral obteve o segundo melhor desempenho do Estado de São Paulo em maio, com o crescimento de 1,6% nas vendas na comparação com o mesmo mês de 2015. O faturamento real atingiu R$ 1,6 bilhão no mês. No acumulado do ano, a elevação na região é de 8,3%. 

Os dados são do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP). Apesar do bom desempenho, apenas quatro das nove atividades analisadas apresentaram crescimento na comparação com maio de 2015. Os destaques positivos foram os segmentos de autopeças e acessórios (13,9%), supermercados (12,5%), e farmácias/perfumarias (8,3%), que juntos contribuíram com 5,6 pontos porcentuais (p.p.) para o resultado geral e garantiram o bom desempenho da região.

Por outro lado, os setores de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-19,7%), outras atividades (-4,5%) e concessionárias de veículos (-6,3%) impediram um resultado geral melhor, impactando negativamente em 3,2 p.p. no índice geral.

Apesar do ligeiro crescimento no faturamento, o comércio varejista da região do Litoral fechou 201 postos de trabalho em maio, resultado de 2.422 admissões contra 2.623 desligamentos. Em 12 meses, foram eliminados 2.740 empregos com carteira assinada, o que levou a um recuo, na comparação com o mesmo mês de 2015, de 3,2% do estoque total, que atingiu 81.816 trabalhadores formais no mês.

Os setores que apresentaram quedas mais significativas no número de trabalhadores foram os de concessionárias de veículos (-10%), de lojas de móveis e decoração (-9,2%) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-8,6%). Apenas o segmento de farmácias e perfumarias (0,7%) mostrou crescimento na mesma base de comparação.

Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA