Mercado Municipal de Santos tem workshop de inovação


O Escritório Regional do Sebrae-SP na Baixada Santista promove no dia 26 (segunda-feira), às 18 horas, um “Encontro sobre Inovação” no Mercado Municipal de Santos (Praça Iguatemi Martins, Vila Nova). O evento é gratuito e estão convidadas as micro e pequenas empresas do comércio. Esta iniciativa visa sensibilizar sobre a importância da revitalização da região do mercado para atrair clientes e turistas e conta com o apoio da Prefeitura de Santos, Santos e Região Convention & Visitors Bureau e do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista.

O objetivo do encontro é o de abordar práticas inovadoras para tornar os empreendimentos do mercado e da região mais competitivos. Para isso, o Sebrae-SP vai apresentar técnicas para organização de lojas tais como iluminação e cross merchandising (a técnica de associar produtos na hora da venda como, por exemplo, expor banana e cerais no mesmo lugar). Segundo um estudo da POPAI Brasil, uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento da atividade de Merchandising, 81% das decisões de marca são tomadas no PDV (ponto-de-venda). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelos telefones 0800 570 0800, (13) 3289-5818 e pelos e-mails erbaixadasantista@sebraesp.com.br e cynthiagf@sebraesp.com.br. 

Após a apresentação, os participantes preencherão uma ficha de autodiagnóstico, com base nos conceitos abordados na palestra. “O objetivo deste encontro é mostrar para os lojistas do mercado municipal do comércio de Santos de como a organização influencia na percepção dos clientes. Pequenas ações são responsáveis, por vezes, por grandes mudanças no faturamento dos negócios”, destacou a gestora do projeto, Cynthia Garrido Ferreira.

Para o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi, a revitalização do Mercado Municipal passa pela consolidação da cultura empreendedora: “queremos participar desse processo oferecendo informação e orientação para que os empresários do local tenham uma atividade sustentável e planejada. Esta região tem tudo para se firmar como um bolsão de empreendedorismo criativo e atrativo, não só para o turismo, como para os moradores de toda a Cidade”.

Parceria - "É muito importante essa iniciativa do Sebrae-SP, principalmente neste momento em que o Governo Municipal está empenhado  em revitalizar a região e estuda estímulos a atividades inovadoras no Mercado Municipal.", destaca o secretário de Turismo de Santos, Luiz Dias Guimarães. A Prefeitura de Santos já anunciou que o complexo passará por obras em 2014. Além disso, o entorno também receberá melhorias, com a implantação de um novo sistema viário e passeios turísticos de catraia no estuário de Santos. Atualmente há 26 comerciantes e 17 antiquários instalados no local.

O presidente do Santos e Região Convention & Visitors, Alex Mendes, também ressaltou a parceria com o Sebrae-SP: "O grande objetivo do Bureau é gerar negócios para os empresários locais, de forma que tenhamos uma região cada vez mais fortalecida. O turismo é a principal ferramenta que usamos para atingir este objetivo. Esta ação do Sebrae-SP, nosso parceiro em outras ações, vem ao encontro de nossos propósitos, pois visa fortalecer comercialmente uma região com extremo potencial turístico".

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Alberto Weberman, a revitalização do mercado municipal representa o resgate de um polo empreendedor. “Apoiamos a iniciativa do Sebrae e estamos a postos para ajudar neste projeto no que for necessário. A região do Mercado Municipal merece por sua história, a revitalização local por parte da Prefeitura, e de sindicatos, associações e agências apoiadoras do comércio, no sentido de propor seus projetos de aprendizado aos empreendedores e vendedores”, disse.

Serviço

Encontro sobre Inovação no Mercado Municipal de Santos
Data – 26 de agosto
Local - Praça Iguatemi Martins, Vila Nova
Horário – 18 horas

Evento gratuito
Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA