Dicas de vitrine para a Semana do Desconto

Confira as dicas de vitrine oferecidas pelo professor de Marketing da ESAMC Santos, Fernando Alcalde, para a Semana do Desconto.

1) Tentar identificar-se com diversos grupos de consumidores pode resultar em falha de comunicação, ou seja, nenhum grupo se identificará com a vitrine exposta;

2)   A combinação entre as peças expostas permitirá que os consumidores identifiquem o estilo da loja e o público que ela pretende atingir. Por exemplo, se uma calça jeans é colocada ao lado de uma camisa de algodão e um mocassim, ela atingirá um público mais sofisticado. Se esta mesma calça estiver ao lado de uma camiseta de malha e um tênis, o público atingido será mais jovem e descontraído;

3)    Para evitar problemas com a visibilidade, com antecedência, o vitrinista deve considerar a profundidade e o comprimento do local a ser trabalhado, o lado do trânsito, o fluxo de pedestres, a distância entre os produtos e os consumidores, os efeitos de iluminação, cores, temas e etc;

4)    A escolha do tema deverá ser uma das primeiras decisões a ser tomada, ele norteará todo andamento do projeto da vitrine. Uma vitrine sazonal (datas comemorativas e/ou épocas especiais) precisa ser mais ousada do que as vitrines das lojas concorrentes, e sempre trazer em seu tema algum diferencial capaz de atrair os consumidores, fazendo com que os mesmos parem, pensem e entrem na loja. Em caso de lojas que desenvolvem alguma campanha na mídia, o tema da vitrine precisa ser fiel a mensagem da campanha para que o público crie uma relação entre ambas;

5)    Mesmo que a loja possua grandes vitrines o profissional não deve dividi-la entre seus fornecedores, ideias e materiais conflitantes. A melhor opção é a escolha dos produtos de destaque da loja e a existência de um plano único de imagem, para que todos possam compor uma mesma ambientação para quem vê de fora. Mesmo em caso de liquidação esse cuidado deverá ser tomado;

6)    A escolha dos materiais utilizados é muito importante, eles darão estilo a vitrine e diferencial aos produtos divulgados. Entre diversos materiais temos pastilhas, vidros, acrílico, tecido, placas de mdf, entre outros. O que o profissional deverá ter em mente é que os materiais serão somente os coadjuvantes, nunca deverão se destacar mais que os produtos da loja. Inove sempre, busque referencias, pesquise novas tendências;

7)    Os preços das mercadorias também deverão estar nas vitrines, tome cuidado para que os mesmos não poluam o ambiente, seria indicado que eles sejam colocados de forma discreta próximo a peça, se tornando mais um elemento do cenário e não o foco das atenções;

8)    Igualmente dentro das lojas, as vitrines devem ser limpas constantemente. Os consumidores também observam as poeiras nos banners e nos vidros, o que gera uma sensação desagradável nos mesmos prejudicando assim a imagem da loja;

9)    As cores criam diferenciais, dão vida e atraem os olhos dos consumidores. É interessante conhecer o significado de cada cor e o que elas “transmitem” para as pessoas, por exemplo: o azul transmite calma, excelente para lojas de produtos de bebes, as cores quentes/vibrantes devem ser usadas em vitrines de verão, cores frias em vitrines de inverno. Para o público masculino as cores devem ser mais sóbrias, criando um ambiente mais clean, com tons de bege, branco e marinho. Um cuidado a ser tomado é com a combinação das cores, é sempre importante lembrar que o foco são os produtos, nada deverá sobrepor os mesmos.  A iluminação da vitrine altera as cores, por este motivo é interessante fazer testes em um ambiente que tenha uma iluminação semelhante a da vitrine;

10)  Independente de ser uma vitrine simétrica (linguagem visual com objetos semelhantes em forma e tamanho) ou assimétrica (várias formas e tamanhos são utilizados) os objetos de decoração devem ser colocados em lugares apropriados, a desordem gera sensação desagradável aos olhos dos consumidores. Utilize displays e manequins para auxiliar na organização, na simetria ou assimetria da vitrine, lembrando que, os produtos de maior destaque devem ficar na altura dos olhos. As vitrines com elementos minimalistas valorizam os produtos e na maioria das vezes são utilizados em lojas sofisticadas.

Contudo, Alcalde explica que existem milhares de dicas e técnicas para se aplicar em um projeto de vitrinismo. “O importante é que ele seja executado por um profissional qualificado e capacitado, pois deve existir uma linguagem única entre o interior e exterior da loja e a identificação do público deve existir nos dois momentos ”, finaliza.

Como participar
O cadastro pode ser feito na página www.semanadodesconto.com.br/cadastro. O lojista ganhará um selo para ser exposto em sua vitrine para indicar que é participante da Campanha. Antes de confirmar o produto é importante ler todo o regulamento do Projeto. A empresa participante deve indicar um produto que ofereça acima de 10% de desconto. Maiores informações sobre o projeto Semana do Desconto (13) 2101-2868.

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