Na Baixada Santista, filhos vão presentear no Dia dos Pais gastando até R$ 100,00


Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista também mostra expectativa dos empresários para a data comemorativa 

Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista nas nove cidades da região aponta que, assim como em 2015, a maioria dos consumidores pretende gastar até R$ 100,00  na compra de presentes para o Dia dos Pais neste ano. Ao todo, 52% dos entrevistados disseram que o item escolhido deverá ter preço entre R$ 50,00 e R$ 100,00 (no ano anterior, essa faixa correspondia a 44% dos compradores). Além do perfil do consumidor, o levantamento mostra a expectativa dos empresários para a data comemorativa.

Com o bolso mais apertado por conta da crise econômica, os filhos pretendem presentear o pai gastando menos neste ano. Se, em 2015, 33% dos consumidores previam gastar entre R$ 100,00 e R$ 200,00, neste ano serão 26%. Já os presentes mais modestos, com valor máximo de R$ 50,00, vão atrair 6% a mais de compradores em 2016 em relação ao ano anterior, com 15% do total de entrevistados. 

Itens entre R$ 200,00 e R$ 300,00 terão 6% de preferência (mesmo patamar de 2015) e, acima de R$ 300,00, apenas 1% (queda de 7% em relação ao ano anterior). 


“A pesquisa mostra que, em um período de vacas magras, o consumidor reduz o tíquete médio, mas não deixa de presentear. O lojista precisa perceber isso como uma oportunidade para, por exemplo, ampliar sua gama de produtos, com oferta de opções para todos os bolsos”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Alberto Weberman.

Em relação aos tipos de presentes que serão escolhidos, os itens mais procurados também serão iguais a 2015: roupas corresponderam a 33% das respostas, seguidos por calçados (28%) e perfumes (18%).  Destacaram-se, ainda, os itens: artigos esportivos (6%), livros (5%) e joias e relógios (2%). Completam a lista de intenção de compra, com 1% para cada item: produtos de informática, óculos, bebidas e celular. No questionário, os entrevistados podiam escolher entre uma ou mais opções de presentes.  

Promoções ou liquidações (35%) e bom atendimento  (35%) são as características que mais atraem os consumidores a escolher uma loja para comprar o presente.  Já para 11% dos entrevistados, a escolha do presente é feita de acordo com o que o pai deseja ganhar, enquanto 9% dos consumidores priorizam uma boa arrumação da vitrine. Propagandas na TV, internet, revistas ou jornais conquistam 6% dos clientes, enquanto 4% são atraídos por produtos inéditos no mercado. 

Segundo os entrevistados, o cartão de crédito deverá ser a principal forma de pagamento para o Dia dos Pais, com 47% das respostas. Nas compras à vista, 41% dos clientes deverão utilizar dinheiro e 9% irão optar pelo cartão de débito. Cartão de loja parcelado foi a modalidade citada por 3% dos consumidores. 

A aquisição de produtos em lojas físicas ainda é a preferida pelos consumidores da Baixada Santista: 36% disseram ter intenção de comprar o presente para o pai em lojas de rua e outros 29% em lojas de shopping – as compras em lojas online somaram 5% das respostas. Outros 30% dos consumidores se mostraram indiferentes e/ou não souberam opinar. 

Empresários confiam em vendas melhores em 2016  

A pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista também consultou os empresários da região sobre a expectativa de vendas para o Dia dos Pais. Para 60% deles, as vendas em 2016 serão melhores que no mesmo período do ano passado. Já para 31%, o desempenho deverá se manter, enquanto 9% dos comerciantes creem na diminuição do faturamento. 

Entre os comerciantes que esperam aumento nas vendas, 50% deles estimam crescimento entre 5% e 10%. Já 23% creem em melhora de até 5%, enquanto 21% projetam aumento entre 10% e 15%. Por fim, 6% dos lojistas esperam aumento superior a 15%. 

Entre o percentual de empresários que projetam um cenário negativo neste ano, 70% deles apontaram a crise econômica como o principal motivo para uma possível queda nas vendas, enquanto 30% citaram um possível desinteresse dos consumidores pela data. 

No topo das ações citadas pelos empresários para atrair mais consumidores estão as promoções, com 64%. A divulgação em redes sociais aparece em segundo lugar, com 58%, seguida de decoração especial de vitrines, com 55% das respostas. Já a oferta de novos produtos foi lembrada por 43% dos lojistas e o investimento em treinamento de funcionários e propaganda, por 11%. No questionário, os comerciantes podiam escolher entre uma ou mais ações de vendas.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 27 de julho de 2016, com 650 entrevistados, nas nove cidades da Baixada Santista. A pesquisa tem caráter quantitativo, pelo método de levantamento com amostra aleatória simples e estratificada.
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