Atenção - Consumidores já podem fazer reclamação via internet

Na data seguinte após a celebração do Dia Internacional do Consumidor, o Procon-Santos colocou seu portal de internet no ar, no endereço procon.santos.sp.gov.br. Entre as muitas novidades, o site chega com uma inovação: o registro de reclamações a qualquer hora e lugar, utilidade inédita no Estado.

"Santos sempre foi pioneira em ações voltadas para o consumidor. Foi assim com a criação do Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor, criado em 1990 (Cidoc) e com o projeto Saber Consumir, da Fundação Procon-SP, no qual fomos a primeira cidade da Baixada a promover essa iniciativa", disse ontem (16) o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, referindo-se à iniciativa voltada para os estudantes da rede municipal.

"O portal é a efetivação dos direitos para os consumidores que não têm disponibilidade de comparecer pessoalmente no Poupatempo, onde atualmente são feitos os registros do Procon", destacou Rafael Quaresma, coordenador do Procon-Santos, durante o lançamento do site, na Prefeitura.

RANKING
O site também disponibiliza o Ranking das Empresas com Mais Reclamações. A ferramenta, que atende ao artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, mostra a relação das empresas mais acionadas no Procon-Santos e ainda serve para auxiliar o consumidor na escolha de seus fornecedores. O ranking também será publicado às segundas-feiras no Diário Oficial.

CARTILHA
Além do site, o órgão lançou a Cartilha do Consumidor, que tem o objetivo de conscientizar os consumidores, além de orientar comerciantes e fornecedores. Ao todo, serão fornecidos 10 mil exemplares para consumidores e comerciantes. Serão feitas ações com entidades de classe para a divulgação do material.

Empresas com mais reclamações no Procon (2015)

1º Grupo Claro/Net                   101
2º Grupo Vivo/Telefônica          99
3º Sky                                     44
4º Grupo Nextel                       39
5º Grupo Pão de Açúcar            39
6º Grupo Itaú                           30
7º Grupo TIM                           26
8º Bradesco                             23
9º Grupo OI                             22

Números - Procon-Santos

14 mil atendimentos em 2014
80% dos casos solucionados.

Informações: Prefeitura de Santos
Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA