Sindicato do Comércio entrega propostas a candidatos a prefeito para estímulo à economia da Baixada Santista

Entidade apresenta agenda com sugestões para combate a problemas enfrentados pelo varejo da região


O Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista consolidou uma agenda de propostas aos candidatos a prefeito que participam da disputa eleitoral deste ano na região. A iniciativa da Entidade visa apresentar as principais dificuldades enfrentadas pelos comerciantes das nove cidades da Baixada Santista, além de indicar possíveis soluções.

O material fornece aos candidatos um mapa completo sobre a realidade do comércio regional, permitindo que considerem em seus planos de governo ações voltadas à melhoria do setor. A expectativa do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista é que, se implantadas, as medidas contribuam para o fortalecimento da economia local e no consequente aumento dos postos de trabalho.

“As propostas são uma forma de mostrarmos aos futuros governantes as principais urgências e reivindicações do comércio de nossa região. Devemos lembrar, ainda, que o comércio de bens e serviços é o principal empregador no Estado de São Paulo e, na Baixada Santista, tem papel fundamental no desenvolvimento econômico”, afirma o presidente do Sindicato, Alberto Weberman.

Propostas


Um dos pontos considerados na agenda de propostas é a necessidade de maior fiscalização dos vendedores ambulantes ilegais e das feiras itinerantes não regulamentadas. Além de oferecer mercadorias de origem duvidosa, o comércio ilegal concorre de forma desleal com os estabelecimentos legalizados, não gera empregos e tampouco recolhe tributos.

Outro aspecto abordado é a simplificação dos procedimentos relacionados às micro e pequenas empresas, especialmente no que tange à abertura e ao fechamento. O Sindicato do Comércio Varejista acredita que o aprimoramento da legislação que rege tais processos é fundamental para o progresso dos municípios. Por isso, deve ser previsto nas políticas públicas.

Nessa mesma linha, o documento considera a necessidade de informatização de procedimentos nas diferentes secretarias e departamentos de governo, a fim de reduzir custos e agilizar as atividades administrativas, o que estimulará o ambiente de negócios local.

A agenda de propostas contempla, ainda, a adoção de medidas voltadas à valorização do comércio de rua e ao aperfeiçoamento das legislações municipais, entre outros assuntos de interesse do empresariado. A proposta pode ser lida na íntegra por meio do link http://bit.do/Propostas_Prefeitos

Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA