Campanha ‘Santos Acessível’ visa estimular a acessibilidade no comércio da Cidade

Lançamento da campanha foi realizado na sede do Sindicato


Com a participação dos lojistas no projeto, Cidade espera tornar-se referência nacional na inclusão da pessoa com deficiência


Tornar Santos uma referência nacional em acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência. Esse é o principal objetivo do ‘Santos Acessível’, iniciativa da Prefeitura que tem apoio do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista. O lançamento da campanha foi realizado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, na manhã da última quinta-feira (5/4), na sede do Sindicato.

O projeto consiste em um ranking de estabelecimentos do varejo que possuem soluções de acessibilidade. As firmas mais bem pontuadas recebem o selo de empresa acessível e, assim, podem atrair mais clientes em potencial. A ideia de criar a classificação – além de ampliar a acessibilidade na Cidade – é tornar o selo um atrativo para o comércio. “Acreditamos que vai ser mais um ponto positivo para o estabelecimento, pois vai ampliar seu público-alvo”, afirma o secretário de Comunicação e Resultados, Rivaldo Santos.

Para se ter uma ideia da importância do projeto, basta olhar os números do Censo 2010 do IBGE. Segundo o levantamento, cerca de 25% da população santista tem algum tipo de deficiência (auditiva, motora, visual ou intelectual). “Percebemos um consumo reprimido dessa parcela da sociedade. Hoje temos consumidores com poder de compra, mas que têm dificuldade em acessar os locais”, afirma o coordenador do Procon Santos, Rafael Quaresma.

“Vamos trabalhar junto com a Prefeitura para mostrar aos comerciantes que acessibilidade é um investimento e não um custo adicional, que não tem retorno”, explica o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Alberto Weberman.

Para o coordenador de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência de Santos, Eduardo Ravasini, o grande diferencial da campanha é mostrar que o deficiente também é um consumidor em potencial para o comércio. “Estamos muito animados com o início desse projeto. Isso é algo inovador não só na região, mas em todo o País”, comemora Ravasini.

Como ser acessível?


O Estatuto da Pessoa com Deficiência entrou em vigor em janeiro deste ano. Ele traz regras e orientações para a promoção dos direitos dos deficientes com o objetivo de garantir a essas pessoas inclusão social e cidadania. A nova legislação, chamada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, garante condições de acesso à educação e saúde e estabelece punições para atitudes discriminatórias contra essa parcela da população.

A campanha ‘Santos Acessível’ visa atender aos critérios da Lei e, mais do que isso, mostrar que a acessibilidade pode ser feita de forma simples. “Queremos desmistificar o conceito de que acessibilidade é algo caro e difícil de se fazer”, explica Rivaldo Santos.

Entre iniciativas de baixo custo que podem ser adotadas pelos comércios da região estão cardápio em braile e piso tátil (para deficientes visuais) e com linguagem simples e ilustrada (para deficientes intelectuais), por exemplo.

As orientações sobre como se tornar uma empresa acessível serão fornecidas pela Prefeitura. As firmas melhor de pontuadas receberão o selo de “Empresa Acessível” e serão exibidas em um ranking pelo site www.santos.sp.gov.br/acessibilidade.

Além do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, a campanha tem apoio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santos, Procon Santos, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santos e Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA