Candidatos recebem dicas de como entrar no mercado de trabalho do Varejo

O Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista promoveu, na última terça-feira (09/06),  mais um workshop do Capacita Comércio, projeto atrelado ao Talentos do Comércio, com o tema "A Força do Atendimento no Varejo". Candidatos a oportunidades de emprego em lojas da Região receberam treinamento especializado por profissionais do Sindicato. A capacitação foi realizada no auditório da Associação Comercial de São Vicente.

Os participantes do workshop receberam dicas para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Uma delas é a orientação de como fazer um currículo que conquiste o empregador. “A maioria dos candidatos muitas vezes não especifica o objetivo no currículo. Isso pode ser essencial para conquistar uma vaga específica”, exemplifica a consultora empresarial do Sindicato, Larissa Forjanes.


À procura de uma vaga na área administrativa ou de vendas, a gestora de RH Michelle Santos gostou das dicas passadas no treinamento. “Meu currículo não tinha objetivo especificado. Vou mudar isso assim que chegar em casa”, afirma. “O Capacita Comércio e o Talentos do Comércio ensinam como se diferenciar no mercado”, completa.

Outro destaque da apresentação foram as formas de se portar em uma entrevista de emprego e as maneiras de como atender bem o cliente para conquistar uma venda. “A determinação e força de vontade são essenciais”, ressalta Larissa.

A estudante de Engenharia Civil Cindy Torres procura uma oportunidade no ramo de vendas e afirma ter ficado surpresa com o conteúdo do treinamento. “Aprendi coisas que nem imaginava, como ter cuidado com postagens em redes sociais. Irei ficar mais atenta a partir de agora”, diz. Segundo Larissa, publicações de conteúdo pejorativo em sites de relacionamento, por exemplo, podem prejudicar o candidato em uma contratação ou mesmo após estar empregado.

O PROJETO
O Capacita Comércio tem como objetivo principal ajudar o comerciante a capacitar seus funcionários. Em 2015, o ‘Capacita’ está atrelado ao projeto Talentos do Comércio, que visa recrutar, selecionar e capacitar profissionais para atender áreas do comércio.

 O projeto ocorre nas nove cidades da Baixada Santista, com treinamentos voltados ao aprimoramento do comércio varejista, em continuidade aos treinamentos realizados a partir de 2013. “Um dos objetivos do Sindicato capacitar os comerciantes, e, por consequência, seus funcionários, fazendo com que o atendimento no comércio na Região fique com mais qualidade e respeito aos consumidores”, afirma o presidente do Sindicato
Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA