Candidatos recebem dicas de como entrar no mercado de trabalho do Varejo
O Sindicato do
Comércio Varejista da Baixada Santista promoveu, na última terça-feira
(09/06), mais um workshop do Capacita Comércio, projeto atrelado ao Talentos do
Comércio, com o tema "A Força do Atendimento no Varejo". Candidatos a
oportunidades de emprego em lojas da Região receberam treinamento especializado
por profissionais do Sindicato. A capacitação foi realizada no auditório da
Associação Comercial de São Vicente.
O projeto
ocorre nas nove cidades da Baixada Santista, com treinamentos voltados ao
aprimoramento do comércio varejista, em continuidade aos treinamentos
realizados a partir de 2013. “Um dos objetivos do Sindicato capacitar os
comerciantes, e, por consequência, seus funcionários, fazendo com que o atendimento
no comércio na Região fique com mais qualidade e respeito aos consumidores”,
afirma o presidente do Sindicato
Os participantes
do workshop receberam dicas para
conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Uma delas é a orientação de
como fazer um currículo que conquiste o empregador. “A maioria dos candidatos
muitas vezes não especifica o objetivo no currículo. Isso pode ser essencial
para conquistar uma vaga específica”, exemplifica a consultora empresarial do
Sindicato, Larissa Forjanes.
À procura de uma
vaga na área administrativa ou de vendas, a gestora de RH Michelle Santos
gostou das dicas passadas no treinamento. “Meu currículo não tinha objetivo
especificado. Vou mudar isso assim que chegar em casa”, afirma. “O Capacita
Comércio e o Talentos do Comércio ensinam como se diferenciar no mercado”,
completa.
Outro destaque
da apresentação foram as formas de se portar em uma entrevista de emprego e as
maneiras de como atender bem o cliente para conquistar uma venda. “A
determinação e força de vontade são essenciais”, ressalta Larissa.
A estudante de
Engenharia Civil Cindy Torres procura uma oportunidade no ramo de vendas e
afirma ter ficado surpresa com o conteúdo do treinamento. “Aprendi coisas que
nem imaginava, como ter cuidado com postagens em redes sociais. Irei ficar mais
atenta a partir de agora”, diz. Segundo Larissa, publicações de conteúdo
pejorativo em sites de relacionamento, por exemplo, podem prejudicar o
candidato em uma contratação ou mesmo após estar empregado.
O PROJETO
O Capacita
Comércio tem como objetivo principal ajudar o comerciante a capacitar seus
funcionários. Em 2015, o ‘Capacita’ está atrelado ao projeto Talentos do
Comércio, que visa recrutar, selecionar e capacitar profissionais para atender
áreas do comércio.