Ticket Médio é de até 150 reais para o período de Volta às Aulas

Pesquisa é do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista

Neste período, o mercado voltado à educação toma boa parte do tempo dos consumidores, principalmente para quem tem filhos ou estuda, assim como consome total atenção dos empresários do segmento. No período que antecede o ‘Volta às Aulas’ é fácil observar papelarias lotadas de clientes munidos de listas para dar início ao período escolar letivo.

O Potencial
Segundo dados da Prefeitura de Santos, em 2014, o setor varejista de papelaria comporta 72 empresas que exercem a atividade de forma principal e 275 empresas em atividade secundária, como bazares, dentre outros. Com este número, a categoria passa por um aumento no volume de vendas, devido ao apelo de consumo, que então movimenta instituições de ensino, editoras, papelarias, livrarias, dentre outros. Segundo pesquisas, os gastos no começo do ano dos consumidores com estes produtos giram em torno de 20% do orçamento familiar.

A pesquisa
Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista nas nove cidades da Região em dezembro de 2014, indicou o perfil do consumidor para este período, e também, a expectativa dos empresários do setor. Na primeira parte da pesquisa, realizada com 300 consumidores, indicou que o ticket médio aumentou de 100 reais em 2014 para até 150 reais em 2015, o que retorna ao mesmo patamar indicado na pesquisa de 2013.

De acordo com os consumidores entrevistados, o meio de pagamento mais utilizado será o cartão de crédito (38%), seguido de dinheiro, com 35% das respostas. A opção cartão de débito fora respondida em somente 11% dos casos. Outras formas mencionadas estão o cartão exclusivo da Loja de forma parcelada (5%) e 4% deles responderam pagamento realizados em duas formas, dinheiro e cartão de crédito. 7% não quiseram opinar.

O caderno será o item mais comprado, com 47% das respostas. Em seguida, aparecem as canetas (21%), lápis e cor e canetinhas (11%), folhas (7%), lápis (5%), pastas (1%) e itens de escritório (clips, grampeador, etc) com 1% das respostas. Outros itens aparecem com 7%.

Os personagens que farão mais sucesso na escolha dos pais e das crianças estão a Peppa Pig, Galinha Pintadinha, Monster High e Patati Patatá.

No estudo do perfil do consumidor deste período mostrou que 72% deles farão as compras escolares na sua cidade de residência, porém a pesquisa revelou que uma fatia dos 28% que não irão comprar em sua cidade eram paulistas (4%) e estavam aproveitando o período de férias para pesquisar e até comprar alguns itens na Baixada.

Fora observado que os consumidores entrevistados são estudantes ou possuem filhos em Escolas Municipais, com 34%, seguido por Colégios Particulares (31%), Escola Estadual (15%), Universidade Particular (8%), Universidade Estadual (5%), pessoas que aproveitarão o período de Volta às Aulas para compras pessoais ou empresariais (4%) e Universidade Federal (3%).

Este ano, o fator preço será essencial para o consumidor realizar a compra no local (39,2%), seguido de bom atendimento (16,8%), formas de pagamento (12%), localização (9,6%), tradição de compra (8%), rapidez no atendimento (7,2%), aparecimento da papelaria/bazar na mídia (4%), outros (3,2%).

A Parte II, realizada com 50 estabelecimentos voltados à artigos de papelaria e bazares da Região, indicou que 65% dos lojistas acreditam que as vendas terão um aumento este ano. A expectativa de aumento gira em torno de 10% em relação ao ano passado, com média de 250 clientes atendidos por dia.
Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA