PESQUISA - Ticket Médio dobra no Dia dos Namorados este ano

Pesquisa é do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista

Da Redação

A celebração do amor, do respeito e do companheirismo é cada vez mais procurado pelas pessoas. A comemoração romântica do Dia dos Namorados com presentes que agradem o parceiro (a) são cada vez mais pensadas e organizadas antecipadamente.

Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista nas nove cidades da Região indicou o perfil do consumidor para este período, e também, a expectativa dos empresários do setor. Na parte I da pesquisa, realizada com 2.500 consumidores indicou que o valor do ticket médio dobrou em relação ao ano passado, com a média de 101 a 200 reais, com 52% das respostas.  Ano passado, os entrevistados responderam em maior porcentagem entre 50 e 100 reais. “O que não significa que a expectativa de vendas será o dobro do ano passado, que foi de 15%. O que está sendo analisado é que o consumidor garante um poder maior de compra, devido à quitação de dívidas na região, porém normalmente, desta porcentagem, uma parte termina por comprar em menor valor para não entrar em novas dívidas”, conta o presidente do Sindicato, Alberto Weberman. Portanto, a expectativa de vendas para a região, que está aquecida, gira em torno de 20% em relação ao ano passado, o qual foi um momento de reaquecimento.

O item que será mais comprado são as roupas e perfumes, com 21% cada, seguidos respectivamente de produtos de informática, como tablets e notebooks, calçados, acessórios como bolsas e relógios, lingerie, flores e jóias.

O meio de pagamento mais utilizado será o cartão de débito, com 29% dos casos, seguido de cartão da loja parcelado, com 26%. A escolha de cartão de crédito ficou com 23% e, por último, o dinheiro à vista com 22%, o que comprova que em 51% dos casos, o pagamento será quitado no momento da compra.  “Diferentemente de grandes períodos como o Natal, o Dia dos Namorados é uma data diferente, onde não se verá tanto movimento nas ruas, porém os maiores valores vêm do consumidor unitário, que comprará mais. É um período onde as compras são feitas com maior pesquisa e escolha. Na hora da compra, as pessoas já têm uma noção do que querem dar e seguem direto para as lojas segmentadas do produto”, ressalta Weberman.

A Parte II, realizada com o setor patronal para medir a expectativa de vendas, indicou que 82% dos 2500 lojistas acreditam que as vendas terão um aumento este ano. Para aumentar as vendas, os empresários do setor investem em vitrine, com 27%, seguido de novos produtos, com 16% e promoções, com 15%. Porém, segundo os consumidores, o fator mais importante para a decisão de compra é o bom atendimento, com 21% das respostas dos consumidores, seguido exatamente dos itens que os empresários estão investindo. “Com a junção destes fatores determinantes, teremos excelentes vendas no período”, afirma o presidente.

Perguntados sobre quem eles mais atendem na compra do presente para a data e quem mais presenteia, os lojistas responderam os dois, com 45% das respostas. Porém bem próximo ficaram “mais as mulheres”, com 41%.  “Mais os homens” ficaram com 14% das repostas.

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