VOLTA ÀS AULAS - Caderno é o item mais comprado nesta época do ano no setor de papelaria


Da Redação

Pesquisa é do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista

Neste período, o mercado voltado à educação toma boa parte do tempo dos consumidores, principalmente para quem tem filhos ou estuda, assim como consome total atenção dos empresários do segmento. No período que antecede o ‘Volta às Aulas’ é fácil observar papelarias lotadas de clientes munidos de listas para dar início ao período escolar letivo.

Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista nas nove cidades da Região indicou o perfil do consumidor para este período, e também, a expectativa dos empresários do setor. Na parte I da pesquisa, realizada com 250 consumidores, os itens que mais importam em uma loja para que este realize uma compra são, na ordem decrescente: preço, bom atendimento, rapidez, formas de pagamento e localização. Na intenção de consumo, o ticket médio fica em torno de 101 a 150 reais, em média. O meio de pagamento mais utilizado é o cartão de crédito, com 60% dos casos, seguido de dinheiro, com 32% das respostas.

Cartão de débito ficou com 5% das respostas e outros, como cheque à vista, por exemplo, com 3%. Ainda na pesquisa de intenção de consumo, o caderno é o item que mais será comprado, com 39% das respostas, seguido por canetas, com 30%, lápis, 12%. Outros itens mencionados em ordem decrescente são: folhas (9%), pastas (3%), lápis de cor ou canetinha (2%). Outros itens em menor escala ficaram com 5% no total.

No estudo do perfil do consumidor deste período, fora observado que os consumidores são ou possuem filhos em colégios particulares, com 34%, seguido por Universitários de Instituição Particular, com 30%, Colégio Estadual, com 27%, e Escolas Municipais, com 9%.
A Parte II, realizada com o setor patronal para medir a expectativa de vendas, indicou que 81% dos lojistas acreditam que as vendas terão um aumento este ano. A expectativa de aumento gira em torno de 13% em relação ao ano passado, com média de 172 clientes por dia, segundo a pesquisa. Dependendo da dimensão da papelaria, alguns empresários do setor esperam receber até 1000 clientes por dia.

Dentre as novidades para este ano estão itens com personagens da Galinha Pintadinha, Monster High, Papati Patatá, Batman e outros como UFC, Avengers, Ben 10, Barbie Coleção Nova e Hello Kitty.

O Potencial
Segundo dados da Prefeitura de Santos, em 2011 existiam na Cidade 67 estabelecimentos voltados à venda varejista de artigos de papelaria. Dados de 2012 enviados pelo Órgão informam que, no ano corrente, o setor varejista de papelaria aumentou para 70 estabelecimentos no comércio, o que significa, somente em Santos, um ligeiro aumento de 4,4%. Mesmo representando uma pequena porcentagem do comércio regional em número absoluto, a categoria sofre um aumento no volume de vendas, devido ao apelo de consumo, que então movimenta instituições de ensino, editoras, papelarias, livrarias, dentre outros. Segundo pesquisas, os gastos no começo do ano dos consumidores com estes produtos giram em torno de 20% do orçamento familiar.
Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA